Temperatura da Cerveja

“Serviço” é como é chamado a forma de dispor a cerveja no copo. O objetivo de um bom serviço é proporcionar a melhor experiência possível em termos de sabor, aroma e cremosidade, e uma outra coisinha que pra uma boa porção de cervejeiros têm muitíssima relevância... a história daquela cerveja. A galera pode até vir com esse negócio de que é “frescura”, "chatice", mas se foi você quem pagou pela cerveja, e principalmente, sendo você quem vai tomar ela e não quem está te pentelhando com abobrinha... por que você não pode fazer algo, praticamente um “nadica de nada”, pra obter de SUA cerveja tudo que ela pode te proporcionar?


Hoje a gente vai focar na temperatura. Depois nós vamos abordar outras variáveis que valem a pena pra caramba dar uma atenção, como copo ou taça “certos”, harmonização, frescor ou guarda, história do estilo ou de uma cerveja específica...


A coisa não tem mistério, e principalmente não tem frescura. Simplesmente, o mais importante pra ter 100% de sucesso na missão, é ter aquele prazer líquido e certo de estar bebendo a mais espontânea das bebidas. Se por exemplo te faltar um copo x, deixa isso pra lá! Acerte na companhia, aproveite o momento, brinde com todo seu espírito e simplesmente curta!


Mas... se você puder administrar a temperatura, escolher um bom copo, etc... a coisa vai começar a melhorar (principalmente se a companhia do parágrafo acima não foi embora enquanto você preparava tudo isso).


O que acontece é que a nossa percepção de sabor passa pelas papilas da língua, e uma temperatura excessivamente fria simplesmente as congela e já era. Vai dar treta, mas vou falar: sabe aquelas marcas que fazem propaganda te incentivando a beber a cerveja deles “estupidamente gelada”? Já sacou? Isso mesmo, é pra você não sentir o gosto. O motivo você imagina aí.



Então o que acontece: cervejas mais leves, cujo caráter é mais refrescante... pedem uma temperatura um pouco mais baixa, mas que passa LONGE de menos 4 graus. De 2 a 4 graus POSITIVOS é o ideal. Depois, vêm as cervejas das quais se espera um pouco mais de aroma, de teor alcóolico, de corpo... tal como uma APA, uma IPA, uma NE IPA. Essas, se você tomar na faixa dos 4 a 6 graus, já vão liberar mais aromas, isso porque o CO2 vai se desprender mais facilmente, levando com ele as moléculas que vão deixar seu nariz felizão, enquanto outras substâncias aromáticas vão se volatilizando e complementando a coisa toda.


A próxima categoria de cerveja são as mais “pesadas”. Injustiça chamar assim, mas estou fazendo uma divisão bem simples, então me dê um desconto, ok? Então sigamos em frente. Essas cervejas pedem uma temperatura ainda mais alta, na faixa dos 8 aos 10 graus, no mínimo 6. Pois é, pro nosso “padrão”, a cerveja teria virado “chá”. Mas o que acontece é que elas são realmente idealizadas para terem bem mais complexidade e muitos aromas diferentes que funcionam melhor nessa faixa de temperatura. Obviamente, não são cervejas para se tomar num dia quente na beira da piscina, caem melhor num dia frio, ou à noite numa varanda...


Agora... vou falar de um dos maiores bichos-papões que a cerveja poderia enfrentar... o copo congelado. Pra que meu deus do céu!?!?! Seguinte... abre a sua geladeira e dá uma cheirada com toda a vontade: vai me dizer que não sentiu algum cheiro de tempero, de brócolis, de sei-lá-o-que? Pois é, você deixa o copo congelando, claro que vai pegar algum cheiro. Novamente, não seja chato, e se você está com a turma curtindo um encontro num bar que serve o chope numa caneca gelada, parta para o mantra: “o que vale é a companhia... o que vale é a companhia...” e deixe esse assunto guardado só pra você, pelo menos nesse dia. Mas na sua casa, não cometa essa heresia de congelar copos... Nem pra foto.


No mais, você seguiu essas dicas, tomou cerveja em temperaturas positivas, e odiou... enfim, se arrependeu de um dia ter lido esse texto... então relaxe e beba do jeito que você prefere. Não estou aqui te pondo regras, sério. São dicas que pra algumas pessoas vai fazer muito sentido e valorizar a cerveja pra caramba. Mas tem quem não curta, é lógico. Tá certo, tá errado? Errado é não fazer do jeito que você se sente melhor. Enfim, mais cerveja, menos frescura!

Comentários