O que são estilos de cerveja? (parte 1)

 Se você está começando a se interessar pelo mundo das cervejas independentes, provavelmente já ouviu falar em estilos de cervejas, certo? Mas você sabe o que são e como interferem na seleção da sua gelada?



Na hora de escolher uma cerveja podem surgir dúvidas sobre qual vai te agradar mais, pois existe grande variedade de tipos e marcas no mercado. É nesse momento que entender os estilos das cervejas é fundamental para fazer a opção certa.

Vamos então a uma introdução sobre os estilos de cervejas e suas particularidades, mas primeiro veremos quem são os principais responsáveis por os catalogar: a Brewers Association (BA) e o Beer Judge Certification Program (BJCP).

A Brewers Association é uma organização americana que surgiu com o intuito de reunir e promover os produtores de cervejas artesanais americanos. Dentre as diversas ações desenvolvidas pela associação, uma das mais importantes foi a criação de seu guia de estilos, lançado em 1993.

Anualmente o guia é atualizado, e os fatores levados em consideração para a inclusão de um estilo são a importância histórica, a originalidade das características e a relevância no mundo cervejeiro na ocasião dessa atualização. 

Paralelamente, o BJCP é uma entidade sem fins lucrativos, criada em 1985, que busca formar e certificar juízes de cerveja, hidromel e sidra. Como forma de padronizar as avaliações, o BJCP também desenvolveu um guia de estilos.

Afinal, qual a diferença entre os guias de estilo da BA e do BJCP?

O guia da BA é bem mais resumido. O caráter da cerveja não é descrito em termos de ingredientes ou processo. Na verdade, as diretrizes do guia tentam enfatizar a avaliação sensorial do produto e tenta não julgar ou regular a formulação ou processo pelo qual foi fabricado, exceto em circunstâncias especiais que definem claramente um estilo.

Já o guia da BJCP é visivelmente mais detalhado. Com diversas especificações, o objetivo do manual é fornecer dados técnicos precisos voltados para julgamentos e formação de juízes. É bem mais conservador em termos de revisões.

Ambos os guias são bastante relevantes no mundo cervejeiro e esclarecem diversas diretrizes a serem seguidas na produção e na evolução da qualidade da cerveja independente. É importante ainda destacar que não se pode considerar que um é melhor e o outro pior e, muito menos, um guia certo e outro errado: apenas têm o foco ligeiramente distinto.

Agora que você já sabe sobre as duas principais catalogadoras de estilos, vamos conhecer um pouco sobre os tipos de cerveja e suas principais características.

Podemos dizer que as cervejas se dividem em três grandes famílias, delimitadas pelo tipo de fermentação utilizada na sua produção, as lagers, as ale e as lambic, e cada uma dessas famílias por sua vez reúne diversos estilos mais específicos.

Família Lager

O processo de fermentação lager é aquele em que as leveduras permanecem no fundo do tanque durante a fermentação, por isso é chamado de “baixa fermentação”. As leveduras trabalham em uma temperatura menor, em torno de 11 a 14ºC, e produzem um caráter mais suave em termos de sabor, por isso são as mais consumidas pelo grande público, inclusive no Brasil.

São exemplos de estilos da família Lager: Pilsen, Helles, American Lager, Munich Dunkel, Malzbier, Bock, Vienna, Marzen, etc.

Família Ale

As cervejas Ale geralmente possuem um sabor mais encorpado e frutado, mais intenso que o das Lagers. A fermentação ocorre na maioria das vezes a uma temperatura entre 17 e 21º, e as leveduras se posicionam na parte superior do tanque durante essa etapa, de forma que o processo ganha o nome de  “alta fermentação”.

Alguns exemplos são os estilos IPA, Pale Ale, Stout, Porter, Amber Ale, Weizen, Witbier, Barleywine.

Família Lambic

As Lambic são cervejas de fermentação espontânea, em que não se usam leveduras cultivadas, mas sim leveduras selvagens do ambiente em que são produzidas. São cervejas mais claras, ácidas e comumente maturadas em madeira. Feitas com processos bastante tradicionais, muitos as consideram históricas, sendo certo que reproduzem o modo de fabricação das cervejas da antiguidade.

São estilos que pertencem a família das Lambic: Gueuze, Lambic, Fruit Lambic, Kriek, Framboise, Faro, etc. 

Bom, estas são as principais famílias de cervejas. Dentro de cada família, por sua vez, existem as diversas variações de estilos, tais como os que serviram de exemplo nesse texto, e dos quais falaremos em futuras postagens.

Comentários