Você sabe a diferença entre IPA e APA?


A IPA, ou India Pale Ale, é uma cerveja originada na Inglaterra, na segunda metade do século XVIII, que, segundo os relatos mais difundidos, teve o início de sua produção na época da colonização inglesa da Índia, sendo uma versão mais forte e lupulada da pale ale inglesa.

Já a APA, ou American Pale Ale, surgiu em 1975, com a Anchor Liberty Ale, inspirada em pale ales inglesas mais robustas, mas utilizando lúpulo americano em sua composição, que lhe dá um caráter mais cítrico, com aromas que remetem a frutas tropicais.

As IPAs e Pale Ales inglesas são mais maltadas, com fermentações que dão um caráter mais frutado/esterificado, e usam lúpulos de características mais resinosas e amadeiradas. Já as americanas são menos maltadas, com fermentação mais neutra, e lúpulos de características mais cítricas.

Com uma coloração de amarelo a dourado claro, chegando ao âmbar, e com amargor de moderado alto a alto, ambas, pale ales e IPAs, se assemelham nessas características. Entretanto, apesar de serem parecidas, as pale ales são mais leves em teor alcóolico e amargor em relação às IPAs.

Então, podemos dizer que:

Começou com a pale ale inglesa

Que originou a india pale ale inglesa

Daí, cada uma dessas inspirou a respectiva “american”

A pale ale inglesa inspirou a american pale ale

A india pale ale inglesa inspirou a american india pale ale

Bom, a intenção desse post foi fazer uma abordagem bem simples desse tema. Mais adiante você vai acabar aprendendo bem mais sobre esses estilos, e nós também vamos aprofundar mais numa postagem futura, mas por enquanto isso já vai ajudar bastante a perceber a diferença entre essas cervejas e te ajudar a definir que estilo te agrada mais.

Comentários